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A Mentori Consultoria auxilia sua empresa apresentando e desenvolvendo técnicas com o objetivo de aumentar suas vendas e evolução de seu faturamento. Com profissionais qualificados e ferramentas inteligentes e adaptadas a sua empresa.
Você conhece seu gerente comercial?
Qual é o seu plano? Quais são as suas competências?
É recorrente as empresas promoverem o melhor vendedor a gerente e depois ficar sem o vendedor e sem o gerente. O gerente não é necessariamente o melhor vendedor, mas, o que melhor desenvolve as competências essenciais de um gestor de vendas.
Desde 1996 trabalho com planejamento, seja, comercial , de marketing ou geral. E sempre me pergunto, porque uma ferramenta tão óbvia, não é aplicada por todos?
Alguém já disse anteriormente que “ o óbvio, só é óbvio para a mente preparada”. Concordo.
Então, a proposta deste artigo é auxiliar no preparo da mente de empresários e gestores comerciais, explorando os conceitos de planos de vendas e competências .
O plano de vendas é uma ferramenta de planejamento muito eficaz para alcançar resultados , assim como, as competências que seu gestor deverá desenvolver.
Num mercado competitivo, bolso cheio , exige do gestor de vendas um plano:
A 1ª etapa é planejar a equipe de vendas: quais seus objetivos, estratégias e estruturas.
2ª. etapa: Gerenciamento da equipe de vendas: funções da gestão de vendas e estabelecimento de quotas.
3ª. etapa: Atendimento de passos da venda.
4ª. etapa: Relacionamento com os clientes.
E qual a função do gestor de vendas? Planejar, organizar, controlar e executar.
Quais são as competências de um gestor de vendas?
1ª. Exercer as suas funções citadas acima e:
RELACIONAMENTO com lideranças e formadores de opinião da comunidade.
NEGOCIAÇÃO & INFLUÊNCIA no processo orçamentário, para definição de recursos para motivação da equipe.
CONHECIMENTO DO PRODUTO: Margem de contribuição e custo de estoque.
FLEXIBILIDADE para entender e multiplicar diferentes estratégias.
ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE: conhecer principais necessidades de seus clientes e definir processos de melhoria.
DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES: Para contratar, integrar, treinar e reter vendedores de bom desempenho.
DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA: Avaliar situação de mercado, inclusive concorrência, lucratividade, oportunidades, e definir direção.
Imagino o que pensarão os empresários a respeito deste artigo: “Ah! se fosse fácil encontrar um gerente com estas habilidades....”
Então o meu desafio é o seguinte: Comecem a formar gerentes, observe os potenciais ao seu redor, fale sobre o planos e competências e os auxiliem nesta formação. O ganho é recíproco e bom para todos, portanto, um bom negócio!
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