Pagina Inicial A Empresa Serviços Eventos Clientes Trabalhe Conosco Fale Conosco Instagram Mentori Consultoria Facebook Mentori Consultoria
A rotina da competitividade
Ser competitivo implica nos dias atuais, ganhar em milésimos de segundos. Isto pode significar ganhar o cliente, ganhar da concorrência e manter-se no mercado!!!!!

Por Rita Bichara

Rotina e competitividade, a primeira  reflexão  sugere que são antagônicos.

Porque a rotina é a repetição e a competitividade é fugir da repetição.  Para sermos competitivos temos que inovar diariamente. E como diz os escoteiros: sempre alerta!

Mas, como estabelecer uma rotina de competitividade?

 Fique sempre alerta para:

A necessidade de conhecer os meus clientes - Faça a curva ABC mensalmente, ligue para alguns clientes de cada grupo da  curva, pergunte sobre a sua satisfação e se pudesse o que acrescentaria a sua empresa.

Ao comportamento do consumidor de forma geral - Independente de ser seu cliente, se determinado público é seu público potencialmente consumidor, busque na internet e rede sociais sobre suas preferências,  opiniões. Vale até buscar palavras-chaves como IBGE, Nielsen, IBOPE que são institutos de pesquisas que sempre podem estar publicando  sobre estes comportamentos.

A concorrência - Qual o discurso do seu principal concorrente? Se pensarmos de forma ampla, a concorrência está cada vez mais genérica.  Uma loja de eletrodomésticos já é concorrente de confecção, porque o comprometimento financeiro/compra com um interfere na aquisição do outro... Mas, e o seu concorrente direto? de segmento, porta, público... O que ele está fazendo ou prometendo?

Ao seu PDV e sua equipe - Segundo pesquisas o brasileiro é o consumidor que mais adquire por impulso. 80% decide comprar no PDV (Ponto de Venda). Avalie como está o seu ? Arrumação, disposição e o entusiasmo e metas de sua equipe?

Sempre que escrevo penso como é difícil  ser inédita. Mas, não me preocupo com isto, como consultora e empresária do varejo, sei que precisamos constantemente sermos lembrados do óbvio para não baixar guarda e continuar sendo competitivo. Então estabeleça a sua rotina de competitividade!!!!!!!!

 


Comente usando seu Facebook

Artigos e Notícias
Missão, visão e valores de uma empresa    
Vender mais    
Organizar para competir    
Passo a passo para ter reuniões de gerenciamento de projeto super produtivas    
Programa de Desenvolvimento para a Qualidade    
Marketing pessoal: como fazer esse cara ser você?    
As áreas, comercial e marketing: tudo junto e misturado funciona?    
Crise? 24 Horas: Novas Metas!    
Networking ainda é mal realizado, mostra pesquisa    
Empreendedorismo: Ampliando as possiblidades    
O sucesso como resultado    
Curso que capacita para processos de Licitações Públicas realiza segundo e último dia do evento na Amams    
A rotina da competitividade    
Investimentos em marketing e vendas devem crescer em 2013, aponta estudo    
Você já refletiu alguma vez sobre as promoções da sua empresa?    
Trabalhando os 4 Ps do Marketing    









Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia Mentori Consultoria ® 2013. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA INICIAL | INSTITUCIONAL | ARTIGOS E NOTÍCIAS | PRODUTOS MENTORI | FALE CONOSCO
Rua Correa Machado, 1025, Sala 1205, Centro, Montes Claros (MG)
[email protected] - (38) 99850-8424