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Por Rita Bichara
Rotina e competitividade, a primeira reflexão sugere que são antagônicos.
Porque a rotina é a repetição e a competitividade é fugir da repetição. Para sermos competitivos temos que inovar diariamente. E como diz os escoteiros: sempre alerta!
Mas, como estabelecer uma rotina de competitividade?
Fique sempre alerta para:
A necessidade de conhecer os meus clientes - Faça a curva ABC mensalmente, ligue para alguns clientes de cada grupo da curva, pergunte sobre a sua satisfação e se pudesse o que acrescentaria a sua empresa.
Ao comportamento do consumidor de forma geral - Independente de ser seu cliente, se determinado público é seu público potencialmente consumidor, busque na internet e rede sociais sobre suas preferências, opiniões. Vale até buscar palavras-chaves como IBGE, Nielsen, IBOPE que são institutos de pesquisas que sempre podem estar publicando sobre estes comportamentos.
A concorrência - Qual o discurso do seu principal concorrente? Se pensarmos de forma ampla, a concorrência está cada vez mais genérica. Uma loja de eletrodomésticos já é concorrente de confecção, porque o comprometimento financeiro/compra com um interfere na aquisição do outro... Mas, e o seu concorrente direto? de segmento, porta, público... O que ele está fazendo ou prometendo?
Ao seu PDV e sua equipe - Segundo pesquisas o brasileiro é o consumidor que mais adquire por impulso. 80% decide comprar no PDV (Ponto de Venda). Avalie como está o seu ? Arrumação, disposição e o entusiasmo e metas de sua equipe?
Sempre que escrevo penso como é difícil ser inédita. Mas, não me preocupo com isto, como consultora e empresária do varejo, sei que precisamos constantemente sermos lembrados do óbvio para não baixar guarda e continuar sendo competitivo. Então estabeleça a sua rotina de competitividade!!!!!!!!
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