|
|
As áreas, comercial e marketing: tudo junto e misturado funciona?
Esta situação é a realidade no cotidiano das empresas, pois a maioria das pessoas não reflete sobre este assunto, especialmente, pela falta de conhecimento
Por Rita Bichara
Comercial e marketing são áreas afins, complementares, mas no dia a dia perdem sua força. Quando o marketing não é distinto no momento do planejamento/estruturação e da execução, tanto ele quanto o comercial diminuem sua capacidade de transformação. Caso o gestor não entenda seu conceito e propósito, fica hierarquicamente subordinado a área comercial.
Na falta do conhecimento teórico, as pessoas adotam o conceito do senso comum que acredita que marketing é somente propaganda. Então, quando o comercial precisa ser estimulado, logo pensam em fazer uma campanha, uma propaganda e pronto fez-se o marketing! Culturalmente, o resultado é assim: as vendas foram boas, o comercial é excelente, foi ruim, o marketing não trabalhou direito.
Não pretendo levantar discussão a respeito da importância de uma área ou outra, nem dessa cultura enraizada nas empresas. Meu propósito é sensibilizar para as propostas das duas áreas que têm objetivos comuns, mas exercem papéis, funções e perfis de profissionais distintos. Sendo assim, mesmo não tendo um departamento de marketing na empresa, mesmo que ela seja a famosa EUquipe, entendendo o seu propósito, a gestão obtenha mais resultados.
O essencial da proposta de discussão é o das diferenças das áreas: o olhar da área de vendas é da empresa para o mercado: precisamos vender, então como iremos fazer? O objetivo de vendas é o ponto de partida. O marketing pensa no mercado/consumidor de fora para dentro da empresa: eles desejam comprar o que? Como? De que forma? Em que condições?
É este encontro que deve acontecer no momento em que cada área responde a suas questões, objetivos e propósitos, constroem em conjunto e DISTINTAMENTE a solução para a empresa vender mais, ocupar mercado, ter a melhor imagem, comunicação e relacionamento com seus clientes.
Podem ser junto e misturado sim, até devem funcionar mais próximos e/ou na mesma célula de trabalho, o que não pode é entenderem errado seus propósitos e funções para que seus objetivos comuns sejam alcançados e bem sucedidos!
Mentori Consultoria ® 2013. Todos os direitos reservados.
Administração Webmail
PÁGINA INICIAL | INSTITUCIONAL | ARTIGOS E NOTÍCIAS | PRODUTOS MENTORI | FALE CONOSCO Rua Correa Machado, 1025, Sala 1205, Centro, Montes Claros (MG) [email protected] - (38) 99850-8424 |