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Empreendedorismo: Ampliando as possiblidades
Atualmente o conceito mais aceito por especialistas e investidores sobre uma startup é “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível* e escalável*, trabalhando em condições de extrema incerteza”.

 

     Assunto em pauta nas revistas especializadas e no mercado empresarial, as startups surgem para revolucionar alguns conceitos. Desde a bolha da internet entre 1996 e 2001, o termo é usado para definir alguns projetos de risco, pois caracterizam empresas que estão entrando no mercado e que vislumbram o sucesso, mas, sem ter nada muito concreto além de uma boa ideia.

     Atualmente o conceito mais aceito por especialistas e investidores sobre uma startup é “um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível* e escalável*, trabalhando em condições de extrema incerteza”. Exemplos bem sucedidos aparecem em vários lugares do mundo. Vendas de flores online com nomes sexys no Vietnã, banco de dados gratuitos na Rússia ou, conexão de pessoas de países pobres para ensiná-las como trabalhar com informática básica, no Nepal.

     O interessante das startups é que o ponto de partida geralmente é custo de manutenção baixo e metas de crescimento rápido e com lucros cada vez maiores. Nesse contexto, montar estrutura por exemplo é um fator que gera custo alto, portanto, é uma questão analisada cautelosamente.

     Assim, de olho nesse mercado e ampliando as possibilidades, há quem disponibilize espaços para receber esses novos empresários com a locação de estrutura pronta para trabalhar e colocar em prática as melhores ideias. “Iniciativas aspirantes ao sucesso podem e devem fazer parte de qualquer universo com pretensões empresariais – é uma forma de estar aberto às novas possibilidades, mas sem perder o foco”, diz a consultora empresarial Rita Bichara. Pensando nisso, o empresário Rodrigo Souza Gomes está sempre repassando os conceitos que descobre pelo mundo afora e transformando-os em possibilidades acessíveis a quem não vai além das fronteiras.

     Pelo fato de morar numa capital e ter como network clientes que viajam muito e que estão abertos às novas ideias e tecnologias, acabo tendo acesso a muitas novidades relacionadas aos  negócios; “procuro investir na empresa em Montes Claros e assim, contribuir com muitas dessas novidades que agregam valor ao empresário/prestador de serviço, até porque, Montes Claros já não é mais uma cidade pequena do interior”, diz Rodrigo, que é proprietário de uma empresa que loca espaços para instalação de empresas iniciantes (startups), ou que precisam apenas de escritório temporário (cowworking).

 

*Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes, ou tendo-os sempre disponíveis independente da demanda. Uma analogia simples para isso seria o modelo de venda de filmes: não é possível vender a mesmo unidade de DVD várias vezes, pois é preciso fabricar um diferente a cada cópia vendida. Por outro lado, é possível ser repetível com o modelo pay-per-view - o mesmo filme é distribuído a qualquer um que queira pagar por ele sem que isso impacte na disponibilidade do produto ou no aumento significativo do custo por cópia vendida.

*Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza. (Yuri Gitahy – especialista em startups)

 

Rita Bichara: (38) 3212 2975 / 3222 5665

Rodrigo Souza Gomes: (38) 3223 7820

Mosaico Comunicação de Resultado: (38) 3084 3302


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